RESUMO DO PRIMEIRO EPISÓDIO DE "MEU AMOR"
É uma manhã igual a tantas outras na Herdade do Rochedo, situada no Litoral Alentejano, onde os trabalhadores se preparam para a colheita das flores, sob o sol abrasador do Verão.
Mel e Clara, filhas do caseiro Januário, não são excepção. Enquanto as duas raparigas se dirigem para o campo de flores, são interceptadas pelo assobio de Bernardo que as observa do terraço da casa grande. Mesmo distantes, Mel e Bernardo trocam um olhar apaixonado e através de sinais combinam encontrar-se mais tarde.
Já as raparigas seguiam o seu caminho quando Bernardo, perdido nos seus sonhos, é surpreendido pelo pai e tenta de imediato disfarçar a sua felicidade. Armando desconfia que o seu filho continua interessado na filha do caseiro, Mel.
Armando pretende ser implacável e procura Januário na casa das máquinas, ordenando-lhe que mantenha Mel afastada de Bernardo para bem de todos. Apesar de desgostoso com a situação, Januário não pretende impedir Mel de estar com quem ama.
No campo de flores, Mel e a irmã trocam confidências. Clara comenta com Mel que ela não devia esconder a sua paixão, até porque todos os trabalhadores da herdade sabem da existência do romance entre os dois, excepto a família Machado de Castro.
Nessa tarde e tal como combinado, Mel e Bernardo encontram-se. Os dois seguem felizes no jipe, vila fora em direcção ao mar, alheios a Armando que se apercebe do jipe do filho, seguindo-o. Felizes, os dois entram no mar e beijam-se apaixonados. Para evitar que o pai os veja juntos, Bernardo quase afoga Mel. Apesar das desculpas, Mel fica furiosa com a atitude e a cobardia de Bernardo.
Bernardo não tem coragem para enfrentar o pai e, por isso, convence Mel a fugir com ele para começarem uma vida nova longe de tudo e de todos. A fuga é marcada para a manhã seguinte, uma vez que os pais de ambos vão para a Holanda tratar do negócio das flores.
No atelier em Lisboa, Helena Vargas faz alguns esboços para a nova colecção. Helena é uma das melhores estilistas do país, conseguiu singrar na vida e é dona de um atelier de alta-costura. Filha de Caetano Vargas Mota, cortou relações com o pai há mais de vinte anos e ainda hoje sofre com o distanciamento¿especialmente hoje que o seu pai faz anos.
Helena trabalha com Leonardo e tem como empregada Dolores. Esta trata a patroa de uma forma especial, tentando sempre espevitá-la e animá-la. Dolores insiste com Helena, para que esta lhe conte o motivo de não falar com o pai há anos, mas sem êxito. O ódio entre os dois é um mistério¿
Nessa tarde, quando Caetano chega à sua empresa, o filho Rafael, a secretária Manuela e Alberto entre outros funcionários felicitam-no, desejando-lhe os parabéns. Enquanto Caetano e Rafael se preparam para tratar da viagem à Holanda, Patrícia aparece para felicitar o sogro.
Patrícia confidência ao marido, Rafael, que tem pena de não os acompanhar à Holanda, mas a pedido do pai tem de ficar no Alentejo para vigiar Bernardo.
Leonardo segue atentamente a sessão fotográfica onde a sua irmã Camila, e também modelo exclusiva do atelier de Helena, exibe roupas de alta-costura. Durante a sessão, Leonardo recebe um estranho telefonema¿
Quando Helena está a dirigir-se para o local da sessão fotográfica, o seu irmão Rafael liga-lhe para marcarem um jantar essa noite.
Leonardo dá boleia a Camila até casa, mas quando se prepara para se ir embora Quim interpela-o e pergunta-lhe se não vai visitar a mãe. Enquanto Lurdes conversa com Camila sobre a indiferença de Leonardo, ouve-se Inácia a chamá-la, pedindo que traga os comprimidos.
Quim fica revoltado com a atitude de Leonardo e os dois discutem, mas este último acaba por se ir embora sem ver a mãe. Ao entrar em casa, Quim mente à mãe e diz-lhe que Leonardo está cheio de trabalho e por isso não a veio ver. Lurdes sente-se angustiada e triste.
Fonte: TVI